...dir-te-ei de que sexo és. A maneira como escrevemos online indicia de que sexo somos. Um novo software, que analisa a psicolinguística dos textos, consegue decifrar se o autor de posts ou e-mails é homem ou mulher. As diferenças vão da pontuação e tamanho dos parágrafos ao uso de certas palavras. Por exemplo, as mulheres usam mais pontos de interrogação e os homens mais a palavra “Eu”. Segundo a “New Scientist”, esta ferramenta, criada no Stevens Institute of Technology, em Nova Jérsia (EUA), é hoje 85% certeira, mas aprende à medida que mais pessoas a utilizam. A próxima versão analisará também posts no Twitter e no Facebok.
in Revista Única, Expresso, 02/07/2011.
Se ainda existia um falso sentimento de privacidade, para quem partilha pensamentos e fotografias nas redes sociais, este acabou-se.
ResponderEliminarA segurança de uma rede social, é aparentemente fácil de quebrar, não obstante os estudos/programas/ou uma leitura mais atenta aos diferentes textos. Estes dão-nos pistas, umas vezes mais implícitas que outras, de rotinas e locais frequentados pelas pessoas.
Se ainda existia, acabou-se a veleidade de anonimato (falso sentimento)!