segunda-feira, 11 de julho de 2011

'Smart' drinks bottle?

Em cenários fisicamente exigentes, os níveis de hidratação podem ter um impacto significativo no desempenho desportivo. Partindo deste princípio, a Cambridge Consultants anunciou o desenvolvimento de uma garrafa que, em sincronização com um ‘smartphone’, ajuda os atletas a manter níveis óptimos de hidratação. A empresa tecnológica desenvolveu o conceito com o objectivo de demonstrar todo o potencial das aplicações móveis e o seu funcionamento através de dispositivos dedicados, ou 'hardware apps'.

"A maioria das pessoas ainda vêem um 'app' como algo que executa uma determinada tarefa num mundo virtual, como verificar o tempo ou visualizar os últimos resultados desportivos. Acreditamos que, nos próximos 12 a 18 meses, teremos uma infinidade de 'hardware apps’, como a garrafa de bebidas i dration, que funciona com um ‘smartphone’, para melhorar uma gama de produtos de consumo e serviços ", disse Rachel Harker, gerente de Desenvolvimento de Negócios. "Apesar dos ‘smartphones’ terem algumas capacidades excelentes, não é sempre prático usar o próprio aparelho para juntar ou apresentar dados. Mais baratos, os aplicativos ‘hardware’ wireless têm o potencial de aumentar a sua versatilidade. No caso da garrafa i dration, é também relevante para o número crescente de consumidores, que vêem os seus aparelhos e produtos de tecnologia como parte integrante da manutenção da sua saúde e bem-estar. "

O dispositivo combina dados em tempo real, reunidos por sensores instalados na garrafa, que são transmitidos através de ‘bluetooth’ para um aplicativo do ‘smartphone’ do utilizador. Estes sensores inteligentes combinam informação sobre a temperatura exterior, o ritmo cardíaco, a quantidade de líquido já ingerido e calculam o nível de hidratação do utilizador. Mas, uma vez que não se está sempre a verificar o telefone, a garrafa i dration está equipada com uma luz de alerta.

Segundo Harker, a próximo desafio é a forma. O design actual procura atrair a atenção, mas a intenção é torná-la mais ergonómica. Embora já seja um produto inovador, o objectivo final é aliar estas capacidades com a utilização das redes sociais como meio de partilha da informação dos utilizadores, de modo a potenciar o seu desenvolvimento enquanto desportistas.

Uma garrafa que fala com o Facebook? We’ll drink to that!



Fontes:
Cambridge Consultants (www.cambridgeconsultants.com)
Wright, Mic. Wired – UK Edition, Junho 2011, p. 76

Sem comentários:

Enviar um comentário