segunda-feira, 11 de julho de 2011

Entre o analógico e o digital

The Conversation é uma instalação de arte abstracta da autoria do artista alemão Ralf Baecker, realizada em 2009. Trata-se de uma máquina autónoma que incorpora partes digitais e analógicas. Estas partes, configuradas como inseparáveis, tentam adaptar-se mutuamente. Uma vez que a instalação não possui um programa linear, não é possível definir qual das partes tem controlo sobre a outra.
A estrutura é construída a partir de três cabos elásticos centrais montados num círculo de 99 solenóides -  bobinas de fios metálicos que, quando percorridos por uma corrente eléctrica, criam um campo magnético. Ao ser ligada à electricidade, cada fio é expandido ou contraído, transformando os cabos elásticos em padrões infinitamente mutáveis.
De acordo com o artista, este efeito de ajustamento constante desfoca as linhas elásticas, criando um movimento pendular que funciona como uma conversa. O objectivo é uma tentativa de manter o equilíbrio do sistema que está sob aplicação de forças contrárias. A única forma de parar a máquina é... “pull its plug”.



The Conversation faz parte de uma série de instalações e esculturas que visam desconstruir os fundamentos dos processos simbólicos sobre as noções de equilíbrio e caos de um sistema.
Fontes:
Instituto Sérgio Motta (blog.premiosergiomotta.org.br)
Wired – UK Edition, Junho de 2011, p. 42

Sem comentários:

Enviar um comentário