O Google anunciou o fim do Google Labs, o laboratório virtual da empresa, criado em 2006, para apresentação de novas tecnologias e serviços. O grupo de engenheiros que criou produtos como um conversor de Flash para HTML5, medidor de velocidade para páginas na web, modelo 3D pesquisável do corpo humano, além de apps para Android como o Google Goggles, Listen e Gesture Search, não existirá mais como plataforma autónoma.
Uma série de projectos software serão eliminados e outros irão progredir para serviços independentes ou para o estatuto de produto, anunciou o porta-voz da Google, Jason Freidenfelds. À revista Wired, o representante da empresa multinacional que lançou um dos principais motores de busca na Internet garante que os serviços Lab como o Gmail e o Google Maps não vão desaparecer. “Continuaremos a experimentar novas aplicações em cada um dos nossos produtos”, assegura.
Assim, o espírito e a missão da iniciativa continuam de uma forma menos centralizada. E como alguns dos produtos e serviços criados constituem grandes destaques, eis alguns que marcaram a existência do Google Labs:
01. Google Maps
O Google Maps concorre com o Gmail para ver qual é o serviço mais utilizado do Google que não a pesquisa. É o serviço de mapas mais usado no mundo, disponível para 30% da população mundial, que vai continuar a sua expansão, acrescentando novas funções.
02. Google Suggest
Eric Schmidt, director do Google, não estava muito longe da realidade quando disse que “[o Google] pode saber mais ou menos o que você está a pensar”.
03. Google Docs
Em 2006, a ideia de documentos sincronizados online estava demasiado à frente do seu tempo para que fosse assimilada de imediato. O Google não criou o Docs por completo – comprou a empresa Writely transformando-a no “Word do Google” – mas criou o serviço de formulários, apresentações e tudo o que Docs tem hoje.
04. Google Alerts
O Google Alerts levou o conceito antigo de newsletters e mailing lists para o nível seguinte, combinando-o com a prática moderna de absorver toda a informação da internet. O Google Alerts é uma fusão engenhosa de preguiça e ambição online: podemos saber tudo que está a acontecer, mas sem sair de casa.
05. Google Reader
Apareceu em 2005 no Google Labs, dois anos depois saiu do estado beta - o último estado de lançamento de um software - , e até hoje não existe um webapp tão bom como o Google Reader para ler os seus feeds num só lugar.
06. Google Goggles
Basicamente este serviço consiste numa pesquisa por imagem, ideal para buscas difíceis de descrever por palavras. É um óptimo exemplo de como o Google Labs ajudou a manter o Google à frente da curva.
07. Google Groups
Apesar de as redes sociais terem tirado parte do encanto do Google Groups, o serviço, criado no Labs em 2001 e lançado em 2004 sem a tag “beta”, ainda tem sua utilidade.
Fontes:
Gismodo Brasil
Google Labs
www.publico.pt
Gismodo Brasil
Google Labs
www.publico.pt

Sem comentários:
Enviar um comentário